quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Muito mais que palavras...


Nelson Rolihlahla Mandela, ou simplesmente Madiba. Foi um advogado, líder rebelde não violento e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana, o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país - em moldes de aceitar uma sociedade multiétnica, e o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid.

Aos 95 anos Mandela se foi, nos deixando um lindo legado histórico. Mas não vejo como ruim o fato de poucos saberem de sua orientação religiosa. Em sua autobiografia, Long Walk to Freedom (Um Longo Caminho para a Liberdade), Mandela conta sua conversão ao cristianismo. Ele vem de uma família evangélica metodista: “A Igreja estava tão preocupada com este mundo quanto com o céu. Eu vi que praticamente todas as realizações dos africanos pareciam ter surgido através do trabalho missionário da Igreja”. Também conta como, algumas semanas antes de ser eleito presidente, pregou num culto de Páscoa de uma igreja cristã. Após ler as bem-aventuranças, começou a louvar a Deus por que “nosso Messias ressuscitado não escolheu uma raça, não escolheu um país, não escolheu uma língua, não escolheu uma tribo, mas escolheu salvar toda a humanidade!”.
Mandela foi um cristão sem ter que dizer que era, sem uma Bíblia na mão, fez com que a África do Sul conhecesse os princípios dela na prática. Sem um título apostólico, foi um grande líder. Sofreu 27 anos preso, como um bom soldado de Cristo. Como seria bom termos mais cristãos como Mandela. Pessoas que conseguem influenciar gerações, marcar o próprio nome na história, e ser a palavra viva de Deus, ao invés de prega-la apenas com palavras.
Mandela viveu além de si mesmo. Nunca teve sua vida por preciosa.
Dificilmente teremos outro Mandela, mas seu exemplo grita aos meus ouvidos. O que eu como cristão declarado tenho feito com minhas atitudes, para ser exemplo, e não apenas um pregador. Quero começar a falar menos e fazer mais. Quero fazer algo que ultrapasse minha própria existência, e que marque pessoas. Menos palavras, mais exemplo.
Mais um IRMÃO EM CRISTO, que parte para a eternidade, e nos deixa seu exemplo e saudade.
Até logo Madiba.




Dica de Filme: REDENÇÃO

Depois de sair da prisão, Sam Childers (Gerard Butler) vira pastor e, em seguida, passa a fazer trabalhos voluntários na África. O que inicialmente seria uma curta temporada para reconstruir casas na devastada Uganda se transforma em um envolvimento político no Sudão. Enquanto espera por apoio financeiro para ajudar crianças desabrigadas e levantar armas contra os rebeldes no poder, Sam terá de encarar novos dilemas: dar atenção à sua família, manter a sua fé e confrontar um passado violento que ele pensava ter deixado para trás.





Nenhum comentário:

Postar um comentário