quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Prioridades...

Como poderemos nos aproximar da certeza de que temos investido sentimentos, tempo, recursos e principalmente expectativas nas pessoas e projetos corretos? Será que existe uma formula que garanta isso? Infelizmente, Não. Porém, é possível ao menos minimizarmos as chances de errar, o sucesso para isso depende das nossas prioridades. Qual seria a verdadeira escalada de valores? Aprendi uma pequena lista no Seminário Teológico: 1º Deus, 2º Familia, 3º Profissão, 4º Amigos, 5º Igreja e assim por diante. Pelo menos na minha vida, essas prioridades se misturam e se confundem, então vamos trata-las em outra escala: 1º Valores, 2º Pessoas e 3º Resultados.

1º Lugar: Valores

Que valores determinam e regem nossas ações e relações? Existem na bíblia valores circunstanciais, valores inegociáveis e valores eternos. Deveriam partir desses valores nossas intenções quando agimos e nos relacionamos. Mas na maioria das vezes, nossas ações e relações são definidas por interesses egoístas. Uma coisa é ter interesses em comum, isso atrai pessoas. Outra coisa é ser interesseiro, ou seja, lá no fundo nos perguntamos o que vamos ganhar com isso? O que essa pessoa tem que me interessa?
Como você tem baseado suas ações e relações? Quais são seus reais valores e onde eles estão fundamentados? Quando o jovem rico se aproximou de Jesus, a bíblia diz que Jesus o amou; mas porque? Quais eram as intenções de Cristo? Já o rapaz se aproximou de Cristo; por quê? Para o moço, Jesus teria uma lista de exigências, que ele deveria seguir para ter a vida eterna. Mas seus “valores” o haviam confundido. Jesus não tinha uma lista de exigências, Jesus tinha valores eternos, que não se confundem e nem se assemelham com as riquezas dessa terra. Por isso Jesus o testou, “-Vai, vende tudo o que tu tens, doa aos pobres, vem e me segue...”.  Jesus não o pediu para que lhe trouxesse o dinheiro, mandou dar aos pobres, mas o jovem demonstrou ali onde estavam seus valores, valores que poderiam até ser muito duráveis, mas não eternos. Onde está seu tesouro, ali também está seu coração.

2º Lugar: Pessoas

Todas as outras prioridades a partir daqui, serão sempre “lincadas” aos valores, pois eles são a referência. Se priorizarmos pessoas antes de valores, nossos relacionamentos sofrerão sempre um grande risco de serem frustrados. Amar as pessoas, não é amar o que elas têm, ou que elas podem fazer para nos beneficiar. Quando elas não tiverem mais nada, ou não quiserem dividir algo, como vamos reagir? Vejo pessoas, que se tornam os melhores amigos de toda vida do último final de semana. Onde está realmente baseada está amizade? Pessoas falham, magoam e abandonam, por causa de outras pessoas, que tinham mais para dar. Nossos relacionamentos serão testados quando chegar a inutilidade. Quando nós não formos mais úteis, ou quando as pessoas não forem mais úteis a nós, sobraram apenas os relacionamentos baseados em valores eternos e não apenas circunstanciais.

3º Lugar: Resultados

Existe uma frase que diz, “os fins, justificam os meios”. Para se alcançar um determinado resultado, não interessa como e nem quem. Quando isso chega a nossa mente, é porque os valores foram corrompidos, e porque as pessoas são menos importantes que as coisas ou funções. Se colocarmos essas prioridades em ordens trocadas, tudo estará comprometido. Resultados, antes de valores e pessoas; pessoas antes de valores e resultados e etc... Quando entendermos que os valores de Deus devem sempre nos nortear, construiremos relacionamentos saudáveis, nossos resultados serão mais satisfatórios e duradouros. Os resultados de vidas bem estruturadas nesses moldes são impressionantes.
Os valores de Deus são eternos e imutáveis, foi ele quem nos escolheu, nos deu talentos e dons, para construirmos relacionamentos saudáveis, lembrando que as pessoas são mais importantes que as coisas que elas têm e as funções que exercem. A desordem desses fatores, sempre altera o resultado. Vigie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário